Assinar Newsletter:
Siga a CBV no Twitter
Imagem Buscar

 


PROGRAMA VIVAVÔLEI


O minivôlei é uma variação do voleibol para crianças de 7 a 14 anos, muito difundida e praticada na Europa, especialmente na Itália. Toda sua estrutura é adaptada para esta faixa etária, a fim de otimizar as condições físicas e motoras e a capacidade técnica das crianças. As atividades acontecem durante 60 minutos, em turmas com até 24 alunos, onde cada equipe possui 4 jogadores. Ninguém fica parado. Uma quadra regular de voleibol é transformada em três quadras de minivôlei e o jogo tem seu início.

Características do Jogo

O minivôlei é um jogo entre equipes de quatro jogadores que se revezam no saque, com rodízio a cada vantagem. É um jogo coletivo entre duas equipes num campo reduzido medindo 12m x 5m. A quadra é dividida por uma rede com uma altura variando de 2m a 2,10m e jogado com bola especialmente confeccionada para tal.

Objetivo do Jogo

O objetivo do jogo é que cada equipe envie a bola regularmente por cima da rede para a quadra oposta, com direito de tocar a bola por três vezes, cuidando para que a bola não caia no solo de sua própria quadra.
Tanto no voleibol como no minivôlei, uma seqüência de jogadas iniciadas pelo saque denomina-se rally, que é o tempo em que a bola permanece em jogo.

Sistema de pontos por rally

Os jogos se desenvolvem em dois (2) sets de 25 pontos cada um, na forma de tie-break (sem vantagem): cada ponto é conquistado a partir do saque até o primeiro erro de uma das duas equipes. Ganha um set a equipe que primeiro atingir 25 pontos com uma diferença mínima de dois pontos em relação à outra equipe.
O resultado do jogo é dado pela conquista de 2 dois sets. Em caso de empate, organiza-se um 3º set de 15 pontos, prevalecendo a diferença mínima de dois pontos para se ganhar o set.

Principais Características:

Prática esportiva (melhoramento das condições físicas, motoras e técnicas)
Diversão (caráter lúdico)
Sociabilidade (esporte de equipe)

botão topo
botão voltar

APOIO GOVERNAMENTAL

PATROCINADORES

Home Institucional Seleção Brasileira Praia Quadra Superliga Arbitragem Imprensa Viva Vôlei Entretenimento Contato

©1998-2014 Confederação Brasileira de Voleibol
Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido pela InfoMarket.