Imagem Buscar

Principal



Marcos Pina assume cargo de Superintendente Geral da CBV

18.09.2013 | 17h43

RIO DE JANEIRO, 18.09.2013 – Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) está investindo ainda mais na profissionalização de sua gestão, com objetivo de alcançar as metas propostas para os próximos anos . Presidida por Walter Pitombo Larangeiras desde que Ary Graça assumiu a presidência da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), há cerca de um ano, a entidade passará a ter um Superintendente Geral, com status de CEO. O engenheiro e professor de Educação Física, Marcos Pina, assume o cargo em um retorno a CBV, onde foi superintendente entre 1997 e 2000.

Pina é formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME ) e é Mestre em Sistemas, Gerência de Projetos pela Universidade de São Paulo . Na carreira esportiva foi integrante da seleção brasileira e já atuava como conselheiro da CBV.

O modelo de gestão por unidades de negócio, que se mostrou vencedor nos últimos 15 anos, passará pela necessária adequação ao novo momento esportivo brasileiro com a proximidade dos Jogos no Rio de Janeiro. Atenção cada vez maior será dada às seleções brasieiras de vôlei de quadra, sob a responsabilidade do Superintendente de Seleções, Paulo Márcio Nunes da Costa, e de Praia, a cargo de Tadeu Saad. As seleções têm como sua principal casa o Centro de Desenvolvimento do Voleibol , Aryzão, em Saquarema.

A Superliga, principal competição do vôlei brasileiro, passará a ter uma gestão mais compartilhada, onde os conselhos de atletas, dirigentes, federações e demais envolvidas passam a ser ouvidos. O superintendente Renato D`Avila e sua equipe estarão à frente deste processo.

Marcelo Wangler, que era superintendente da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV), passará também a integrar essa nova estutura, assumindo a Superintendência de Marketing/Eventos.

Saiba mais sobre Marcos Antonio Pina

- Engenheiro de eletrônica, formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME )

- Mestre em Sistemas, Gerência de Projetos pela USP, MBA de Gestão

- Professor Universitário da Gama Filho e IME.

- Professor de Educação Física

Na carreira esportiva foi integrante da seleção brasileira tendo participado do Mundial da Tchecoslováquia ao lado de grandes atletas como William, Negrelli, Moreno, Paulão, José Roberto Guimarães, entre outros.Participou de dois mundiais de vôlei representando as FFAA brasileiras na Holanda e Grécia.

Integrou a equipe do Botafogo, do Rio de Janeiro, ao lado de Bebeto de Freitas, foi técnico de vôlei universitário e de equipe no Rio de Janeiro. Também foi Chefe de Delegação e Supervisor da seleção brasileira adulta feminina entre os anos de 1993 e 1994 .

Participou como Secretário Geral e Diretor Técnico dos Projetos de Candidatura das cidades de Brasília e Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de verão.

Foi Superintendente da CBV no período de 1997 a 2000, onde deu a partida para a inclusão do vôlei no contexto Internet.De 2001 a 2006, foi responsável pela organização dos Mundiais do vôlei de praia e indoor.

De 2007 a 2011 criou o site VôleiBrasil para integrar a modalidade às comunidades sociais.Hoje é Grande Benemérito e Conselheiro da CBV.

Mais informações,
Assessoria de Imprensa - CBV
Leonardo Borges | Guilherme Torres | Vicente Condorelli
(21) 2114-7245 - 46 - 47
imprensacbv@volei.org.br

Imprimir essa matéria
Últimas Notícias da CBV

Veja mais notícias da CBV

botão topo
botão voltar
Home Institucional Seleção Brasileira Praia Quadra Superliga Arbitragem Imprensa Viva Vôlei Entretenimento Shopping FAQ

©1998-2011 Confederação Brasileira de Voleibol
Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido pela InfoMarket.